segunda-feira, 18 de agosto de 2008

I Ching - Trabalho - Futuro



Hexagrama 61

CHUNG FU
A VERDADE INTERIOR

Sentença: "Verdade Interior. Porcos e peixes: boa sorte. é favorável atravessar a grande água. É propícia a perseverança."

Comentário: "As linhas fracas estão no interior, e no entanto as fortes são centrais (segundo e quinto postos). Penetração flexível e serenidade juntas podem transformar um país. 'Porcos e peixes: boa sorte' significa que o poder da verdade interior alcança todas as criaturas, até os porcos e os peixes. 'É favorável atravessar a grande água' por causa da madeira (barco de madeira vazio). A verdade interior, acompanhada da perseverança, está de acordo com a vontade do Céu."

Imagem: "Sobre o lago sopra o vento: imagem da Verdade Interior. O pobre é cauteloso nos seus julgamentos e suspende execuções de morte."


As Linhas

Nove embaixo: Estar disposto traz boa sorte. Segundas intenções causam inquietude. O principal exercício de fortalecimento da sinceridade é a firmeza interior e a disponibilidade exterior. Cultivar relações secretas de ordem particular priva da independência interior. Quanto mais procuramos respaldo em outras pessoas, mais nos preocupamos em saber se essas relações são consistentes.

Nove na segunda: Uma garça canta na sombra e seu filhote responde. "Tenho uma taça de fina bebida. Partilharei dela com você." Trata-se de uma comunicação de natureza interior entre pessoas animicamente afins. Não é necessário que a garça surja de seu lugar mais oculto, para que o filhote reconheça a sua voz. Este é o verdadeiro vínculo de amor.

Seis na terceira: Ele encontra um companheiro. Ora toca seu tambor, ora deixa de tocar. Ora chora, ora canta. Aqui a fonte da energia não está no próprio eu, mas na relação com os outros. Assim, ele não pode evitar alterações freqüentes em seu estado de ânimo.

Seis na quarta: A Lua está quase cheia. Um cavalo deixa sua parelha. Nenhum erro. Para fortalecer a verdade interior, é necessário buscar uma fonte superior de iluminação. Diante dessa fonte é necessário sentir humildade (Lua quase cheia) e veneração, renunciando aos partidarismos humanos.

Nove na quinta: Ele possui a sinceridade que une. Nenhum erro. Ele sabe o que está fazendo. Sua força de caráter é tão grande que exerce influência em todos sob o seu domínio. Quando não há essa força centralizadora, toda a unificação exterior quebra-se no momento decisivo.

Nove em cima: O canto do galo sobe ao céu. Perseverança traz desgraça. O galo é confiável para cantar na manhã, mas não para voar até o céu: sua voz se quebraria. Aqui se pretende influenciar só com palavras. Mas permanecer assim traz más conseqüências.




Nenhum comentário: