terça-feira, 27 de novembro de 2007

O que é Sinestesia?




Esta é uma condição algo peculiar, em que os o sistemas sensoriais de uma pessoa se interconectam entre si. Por exemplo, uma pessoa com sinestesia pode ver cores quando ouve um som, ou pode sentir o gosto das palavras. A estimulação de um sentido, ao que parece, causa uma estimulação imprópria de outro. A forma mais comum de sinestesia é quando as pessoas vêem ou ouvem palavras em cores. Esta condição afeta aproximadamente uma em cada 25 000 pessoas e é encontrada mais geralmente nas mulheres do que em homens. Existem mais indivíduos canhotos entre o sinestésicos do que na população em geral, embora não seja claro o significado disso. Frequentemente o sinestésico tem uma memória excepcional, e uma tendência a ter experiências 'psíquicas' incomuns. No entanto, costuma ter problemas com a matemática ou com a orientação espacial.

Ninguém sabe realmente o que acontece no cérebro de um sinestésico. Uma das explicações propostas é que a região do cérebro que recebe normalmente a informação proveniente do sistema auditivo também recebe informação do sistema visual. Uma técnica de neuroimagem funcional denominada PET, que faz uma imagem do fluxo de sangue marcado com elementos radiativos nas regiões ativas do cérebro, mostrou que as áreas do córtex que recebem normalmente a informação dos olhos são ativadas também quando a pessoa ouve um som. Isto sugere que existe fiação cruzada no cérebro.

Outros investigadores discutem, entretanto, que esta é uma noção demasiado simples e que o sistema limbico (o centro da emoção no cérebro) é que é diferente nos sinestésicos. Sua teoria é que o sistema limbico (que se encontra diretamente abaixo do córtex) coleta fragmentos de memória obtidos de várias partes do cérebro e junta-os para produzir uma memória completa. normalmente nós não somos conscientes deste processo mas talvez o sinestésico o seja. Isto
pode explicar porque a informação sensorial imprópria aparece em sua mente.

FONTE



Nenhum comentário: